Sesapi realiza capacitação para programa Amamenta Brasil

Sesapi realiza capacitação para programa Amamenta Brasil

Aleitamento Materno | Web

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e proporcionar alimentação com melhor qualidade nutricional à criança, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando a capacitação Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira (22) e segue até domingo (25), acontece em Teresina e conta com três tutores do Ministério da Saúde.

No total, 17 municípios piauienses aderiram à estratégia do Ministério da Saúde e, ao longo da capacitação, vão apresentar a forma de trabalho desenvolvida em sua região e trocar experiências com os demais. ?Estamos trabalhando com uma metodologia crítica-reflexiva, a partir da realidade de cada município, para que, a partir daí, possamos aperfeiçoar a prática profissional?, afirma a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Rosa Laura.

Um dos pontos do encontro enfoca a utilização de conservante na alimentação infantil, considerado um risco à saúde, uma vez que a criança ainda está desenvolvendo o hábito nutricional e o melhor para ela é consumir alimentação natural. ?O contato com novos sabores deve vir pela amamentação, o meio mais saudável e natural às crianças menores de seis meses. Até completar dois anos de idade, essa amamentação deve ser mantida, ainda que de forma complementar?, comenta a apoiadora do Ministério da Saúde, Lylian Dalete.

Ainda de acordo com a apoiadora é importante observar a evolução da mulher na sociedade para entender as suas atitudes e condutas como mãe. ?Não basta dizer que a mulher tem que amamentar, é necessário reconhecer as limitações de cada cidadã. Mais conscientização sobre a amamentação é o melhor alimento para a criança?, comenta a tutora. Ao final da capacitação, os participantes irão seguir um documento de normas e condutas por eles elaborado.

Fonte: http: www.piaui.pi.gov.br



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES