Conselho Tutelar e Secretarias realizam palestra do projeto “Faça Bonito” sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil

Conselho Tutelar e Secretarias realizam palestra do projeto “Faça Bonito” sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil

Psicóloga Aline Rocha em palestra junto aos pais dos alunos da rede municipal e estadual de ensino | Francisco Silva

Foi realizada na tarde hoje (15), na sede do Centro de Referencia da Assistência Social de Alegrete (CRAS), mais uma ação da campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem como dia nacional a próxima segunda-feira, 18 de maio.

As palestras apresentadas junto aos pais dos alunos da rede municipal e estadual de ensino foram organizadas pelo Conselho Tutelar em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, dentro do projeto “Faça Bonito”.

Na oportunidade as conselheiras tutelares de Alegrete apresentaram o caso conhecido como “Caso Araceli”, da menina de 8 anos que no dia 18 de maio de 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

As conselheiras esclareceram ainda dúvidas dos pais sobre questões relacionadas ao tema, além de falarem sobre as maneiras de denúncias e o total sigilo em suas funções.

Em seguida foi a vez da Psicóloga da Assistência Social, Aline Rocha, que apresentou diversos comportamentos que ajudam a identificar casos de abuso junto às crianças. Ela explicou a diferença entre abuso e exploração sexual; mostrou algumas das consequências físicas e psicológicas decorrentes destes crimes; além de ensinar métodos preventivos aos pais para que tratem as crianças dando-as confiança para “denunciarem” em possível caso.

Para os pais a palestra foi bastante esclarecedora e proveitosa, visto que a conscientização e a mobilização social é que podem erradicar de verdade o problema.

A próxima ação do projeto é uma passeata que está programada para segunda-feira (18), no dia da mobilização nacional da campanha. A caminhada terá origem na sede do Conselho Tutelar em Alegrete, às 16h. Os participantes percorrerão as principais ruas da cidade com o objetivo de chamar atenção da população e conscientiza-la para este crime silencioso que ronda nossas crianças e adolescentes.

PARTICIPE!

Confira as fotos da reunião!

Fotos: Francisco Silva



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES