Uma multidão se concentrou ao redor Calçadão de Altos, que fica na Praça Cônego Honório, centro da cidade, para prestigiar a abertura do I Festival Junino São João na Roça , na noite desta quinta-feira (27). Na ocasião, grupos de quadrilhas locais se apresentaram, além da banda Forró Leal.
?Momento histórico?, na opinião da prefeita de Altos, Patrícia Leal, o evento surge, segundo ela, para resgatar a tradição junina do município e incentivar a difusão cultural local e nordestina na região.
?O sucesso que já está sendo os Folguedos de Altos, a grande presença de público demonstra o quanto a população é carente de eventos culturais. Estamos buscando investimentos na área, possibilitando a abertura de incentivos e a real valorização da cultura no município?, destaca Patrícia.
O vice-prefeito Manoel Rodrigues ressalta que a administração municipal está trabalhando para inserir Altos no cenário cultural estadual e nacional, ?valorizando todas as manifestações culturais altoenses e colaborando, desse modo, com a autoestima de nosso povo?.
Já o coordenador municipal de Cultura, Carlos Dias, afirma que o evento é de ?fundamental importância para resgatar as tradições populares altoenses, dentre as quais, a quadrilha e oferecer lazer e divertimento à população?.
Para a funcionária pública municipal Maricleia Fontenele, o I Festival Junino São João na Roça é uma ?revolução para Altos?. ?A prefeitura, agora, está fazendo um ótimo trabalho, mostrando que é capaz de fazer um evento como esse, que dá muito prestígio para a cidade. Em 20 anos como funcionária pública, essa é a primeira vez que vejo um evento como esse?, observa.
O I Festival Junino São João na Roça de Altos proporciona, ainda, geração de emprego e renda, uma vez que disponibiliza espaço em barracas para que comerciantes locais possam vender seus produtos e serviços. É o caso, por exemplo, da Barraca do Artesanato, que abriga as produções artesanais de membros da Cooperativa dos Artesãos Altoenses.
?Essa é uma oportunidade que temos de mostrar nosso trabalho para os visitantes, divulgar e vender nosso artesanato, tanto para a população local como para os turistas?, avalia Maria da Assunção Chagas Silva, membro da Cooperativa dos Artesãos.
O I Festival Junino São João na Roça, que vai até este sábado (29), conta com barracas de comidas típicas; apresentações musicais com as bandas Contágio e Os Versáteis nos próximos dias; apresentação de quadrilhas da região, bem como de quadrilhas vindas de 12 cidades do Piauí; Bumba meu Boi; dentre outras atrações.
Fonte: Ascom
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.