As obras de ampliação, manutenção e abertura de mais de 20 quilômetros de estradas vicinais e a construção de quatro novas pontes vão beneficiar centenas de famílias da zona Rural de Altos. Realizadas pela Prefeitura de Altos, a construção das novas estruturas seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas em 180 dias.
Os moradores comemoram as várias ações e transformações que estão acontecendo na região rural do município apenas nos seis primeiros meses deste ano. São localidades que apresentam vários problemas de acesso devido à falta de estradas decentes e, principalmente, falta de manutenção de vias importantes, que ligam comunidades mais afastadas ao centro da cidade. Os problemas se alastram há vários anos.
A dona de casa Helena Maria Barbosa Dias, 67, não esconde a felicidade de poder contar com a construção de três pontes, que vão ligar o povoado Cocos à rodovia PI 22. Segundo ela, que mora na região há mais de 40 anos, na época das chuvas, as comunidades ficam praticamente isoladas do restante do município por conta da falta de pontes. Mas, essa realidade está mudando. ?É um sonho realizado. Um sonho que esperamos há muitos anos?, afirma Helena Dias.
De acordo com o senhor Matheus Vitorino Silva, 63 anos, as obras que estão sendo feitas são esperadas há mais vinte anos pela população.
?Já chegamos a ficar dias isolados. Quando chove aqui na região, se quisermos comprar alimentos na cidade temos que atravessar o riacho com a água na altura da cintura ou andar mais de seis quilômetros mata a dentro?, lembra Matheus.
Ao todo, estão sendo melhoradas três estradas vicinais: uma que liga a BR 343 ao povoado Quintas, onde vai ser construída também uma ponte de concreto sobre o rio Raposa; outra estrada que liga o povoado Cocal à Barrinha e mais uma que interliga o povoado Cocos à Tesouras. Todas as obras contam com recursos próprios do município. Além disso, a Prefeitura está finalizando três pontes, do tipo passagem molhada, na região de Cocos, em parceria com o Governo do Estado.
Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, as tão sonhadas mudanças esperadas há mais de vinte anos pelos moradores estão finalmente acontecendo. ?Nós firmamos um compromisso com a sociedade de que iríamos recuperar as estradas e, com isso, dar uma vida mais digna aos moradores da região e estamos cumprindo o nosso papel. E a zona rural de nossa cidade também precisa de obras de infraestrutura. Estamos cumprindo o que prometemos?, finaliza.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.