A Cavalgada de Nossa Senhora de Lourdes

A Cavalgada de Nossa Senhora de Lourdes

PREFEITO ATIVO NA CAVALGADA | FOTOS: VIRGÍLIO QUEIROZ

Aconteceu neste sábado (08-02) em Amarante, um dos maiores acontecimentos culturais do Estado do Piauí. Mais de cem cavaleiros e amazonas montaram animais, entre cavalos, touros, jumentos, fizeram a famosa ?Cavalgada de Nossa Senhora das Dores?. Com a organização do vereador Edivaldo, mais conhecido como ?Bôbô?, o desfile teve início no bairro ?Areias? e prosseguiu pelas principais ruas da cidade. Antes da partida, o padre Tetuliano deu a benção aos presentes, notadamente os vaqueiros que receberam salpicadas de água benta.

O prefeito Luiz Neto que sempre se orgulhou em dizer que era vaqueiro, cavalgou ao lado de Joaquim Cachoeira (seu genitor) que possui 86 anos de existência. Próximo a eles, estava Aldejane ? que participa do evento há muito tempo e foi a primeira mulher a montar um cavalo neste tipo de manifestação. É bom salientar que a amazonas Aldejane é irmã do prefeito de Amarante.

Impressionante, para muitos, foram as mulheres corajosas que montaram em touros e percorreram toda a cavalgada em mais de quatro mil metros. Uma festa que já faz parte do calendário cultural da cidade, tornando-se um brilho a mais no festejo de Nossa Senhora de Lourdes no progressista bairro ?Areias?. Alex Almeida disse à nossa reportagem que não perde esse tipo de evento que, para ele, trata-se de um dos mais importantes do Piauí.

O prefeito foi aplaudido em toda a trajetória, principalmente quando colocou um garoto junto com ele no cavalo. O poeta Gregório Sousa (o eclético Grigorinho) , uma das maiores inteligências de Amarante, não se conteve e foi com seu acordeom para o meio da rua e cantou várias páginas musicais de Luiz Gonzaga. Foi bastante aplaudido pelos participantes da cavalgada. Foi um momento inesquecível a ?Cavalgada de Nossa Senhora de Lourdes?, na ?Terra Azul do Poeta?.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES