Academia de Letras do Médio Parnaíba empossa o escritor Olemar Castro

Academia de Letras do Médio Parnaíba empossa o escritor Olemar Castro

Escritor e acadêmico Olemar Castro | Denison Duarte

O manto da imortalidade acadêmica foi aposto sobre os ombros do escritor amarantino Olemar Castro, por volta das 12h de hoje(21). O ato solene aconteceu durante a sua posse na Academia de Letras do Médio Parnaíba, no auditório do Memorial Odilon Nunes, em Amarante(PI).

Inspirado nos princípios básicos da igualdade dos seres humanos, o presidente da Academia, Neto Sambaíba, fez a abertura da solenidade de posse. ?A riqueza material e a inteligência concentrada costumam distanciar os seres humanos uns dos outros; mas duas coisas nos igualam, o nascimento e a morte: quando nascemos, recebemos tudo dos outros e quando morremos deixamos tudo para os outros?.

O recém-empossado passou a ocupar a cadeira de número 22, antes ocupada pelo ex-deputado Afrânio Nunes. A atribuição da cadeira foi feita por unanimidade pelo Conselho Deliberativo, que tem como patrono Luís Mendes Ribeiro Gonçalves.

No discurso o novo acadêmico não se esqueceu de declarar o seu contentamento em razão do envolvimento afetivo que tem por Amarante(PI). ?Com infinita emoção desejo exprimir o meu reconhecido agradecimento pela significativa honrosa laura ora recebida e ser admitido como membro vitalício desta venerável academia, sediada na singela, tradicional e encantadora Amarante com muito orgulho de minha parte, meu berço de nascimento, cuja comenda me foi reservada graças à benevolência dos seus credenciados representantes?.

Participaram da solenidade a esposa do acadêmico, Eleni Castro; o prefeito municipal de Amarante, Luiz Neto; o presidente da Academia Piauiense de Letras, Reginaldo Miranda; a escritora e diretora da Academia de Ciências do Piauí, professora Nilza; o presidente da Academia de Ciências do Piauí, Herculano Morais; o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Manoel Paulo Nunes, o acadêmico Elmar Carvalho; o ex-deputado, Homero Castelo Branco; os acadêmicos Nathan Sousa, Euzeni Dantas, Raimundo Neto Carvalho, entre outros.

SOLENIDADE DE POSSE DO ESCRITOR OLEMAR CASTRO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES