Uma pane nos serviços de telefonia de Amarante deixou a população sem internet Velox desde o último dia 23. Uma leve chuva foi o suficiente para ocasionar grandes prejuízos quando um raio atingiu a torre da rádio Cidade Azul FM, localizada no centro da cidade, causando à emissora perda total dos equipamentos. Coincidência ou não, a partir do exato momento, centenas de usuários ficaram sem os serviços de telefonia pública (orelhões) e sem internet.
A emissora de rádio teve danificados todos os equipamentos de transmissão, além de computadores, mesa de som, equalizadores e crossovers. Segundo o locutor Carlos Alberto, o prejuízo foi estimado em mais de R$ 10.000,00. O locutor afirma ainda que a caixa do medidor de luz foi arremessada a vários metros do seu local, cabos da torre foram estraçalhados, antena de internet foi destruída, etc.
A queda do raio deixou rastros de prejuízos para a população com queima de equipamentos eletrônicos como roteadores, modems, computadores e também eletrodomésticos a exemplo de Tv?s, geladeiras, aparelhos de som, etc.
Os proprietários de Lan House?s que utilizam o serviço da companhia telefônica afirmam que o prejuízo é grande e, segundo o empreendedor Albermares (popular Bel), residente no Bairro Areias, não se trata de apenas deixar de pagar uma mensalidade sob forma de compensação pelos dias sem internet e sim do alto valor não obtido durante os festejos do município. A pane comprometeu também a atualização do portal Meio Norte em Amarante que, durante o período, não traz o registro dos acontecimentos da cidade; o efeito está surtindo também na ativação dos comentários deixados pelo internauta no mesmo canal de notícias.
Segundo informações do suporte técnico da Oi Velox, não há como precisar uma data para restabelecimento do sinal em virtude do mesmo depender de equipamentos de outras empresas que também foram danificados e que não têm previsão para voltarem a funcionar.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.