Amarante convive com acúmulos de lixo tecnológico

Amarante convive com acúmulos de lixo tecnológico

Lixo tecnológico | Foto: Denison Duarte

A maior parte dos técnicos em manutenção de computadores de Amarante convive com uma grande dificuldade ao longo da vida profissional: o que fazer com o ?lixo tecnológico?? Monitores, teclados, impressoras, mouses, gabinetes de computadores, pilhas, baterias de celulares vão se acumulando aos montes em locais inadequados.

Uma preocupação resta aos usuários de equipamentos tecnológicos: quando o aparelho não tem mais jeito, onde jogar? Sem nenhum processo de coleta seletiva de lixo, sem coleta diferenciada para pilhas e baterias para celulares e equipamentos eletrônicos em geral as agressões ao meio ambiente se fazem crescentes. O usuário de iniciais M.R.S.D. disse ao portal Meio Norte em Amarante que tem consciência da necessidade: "como não há quem recolha minhas baterias para celulares eu vou guardando, mas até quando? Pergunta o usuário.

Diversas instituições criam fóruns tecnológicos no Brasil e assumem esse papel a exemplo do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, IECEG, de Teutônia-RS, fundado em 1962, que em 2010 desenvolveu o projeto ?Lixo tecnológico: para onde? Trata-se de uma mobilização em todo o estado que visou destinar corretamente todo e qualquer material tecnológico para a não degradação da natureza. A instituição iniciou fazendo uma doação de diversos aparelhos tecnológicos em desuso à empresa ?Reci Digital Resíduos Tecnológicos?. O objetivo do projeto é tornar sustentável o mundo em que se vive, valorizando a natureza e cumprindo os compromissos sociais.

Em Amarante, a realidade não se faz diferente de muitos outros lugares no Brasil. As empresas que vendem o produto não os recebem como lixo quando em desuso. Segundo o técnico em manutenção da empresa TagNet em Amarante, Adeilson Veloso, muitos clientes deixam seus equipamentos e não voltam mais para buscar: Dessa forma, vão se amontoando e a gente não sabe o que fazer por falta de espaço, conclui.

Os profissionais se colocam à disposição para qualquer eventual informação que vise colaborar com atitudes sustentáveis de preservação do meio ambiente.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES