A equipe da Secretaria Municipal de cultura de Amarante esteve ontem, dia ( 27) ,na comunidade Mimbó acompanhando de perto os preparativos para a grande festa da igualdade racial, que acontecerá no próximo domingo dia 30 de novembro.
O Festival da Cultura Afro-Brasileira é um evento imponente que acontece sempre em novembro, homenageando o dia da consciência negra que é dia 20 do mês, este ano o festival foi transferido para o dia 30, já que a participação das escolas é fundamental para a grandiosidade do evento.
O Secretário Municipal de Cultura L. Silva, a Professora Sâmia Alves da Assessoria da Secretaria de Cultura e Climério Silva fizeram a entrega de instrumentos de percussão aos grupos de danças e batuques da comunidade, e aproveitaram para acertarem os últimos detalhes do evento que vai acontecer neste domingo (30).
A professora Samia Alves idealizadora do festival destacou da importância do evento, pois segundo ela “ Reúne milhares de pessoas, e o objetivo principal do XI Festival da Cultura Afro- Brasileira, é promover as comemorações do dia da consciência negra, valorizando de maneira viva, a luta e a historia do povo negro na formação de nossa identidade e no fortalecimento da nossa cultura.
Tudo isso tornando o festival um espaço de reflexão e valorização do ser humano com a quebra de paradigmas, de preconceitos e da mais variadas formas violências raciais. “Vale ressaltar que o festival tomou uma demissão grandiosa, pois envolve pessoas de toda sociedade do município, e atrai visitantes de todos os estado do Nordeste em uma grandiosa confraternização em nome dos Direitos Humanos.” Finalizou Samia Alves. A Secretaria Municipal de Cultura de Amarante, com o apoio das Secretarias de Assistência social e Secretaria de Educação darão todo apoio logístico para a realização do festival, que terá uma programação envolvendo: -Turismo étnico; -Apresentações Afro-culturais; -Concurso da beleza negra (Masculino e feminino); -Apresentações de vários grupos de danças; -ecoturismo; -E concurso para escolha da musa do Mimbó.
Fonte: Sávio Lages.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.