Nos dias 22, 23,24 e 25 de Agosto na Cidade de Guadalupe foi realizada a Feagri (Feira da Agricultura Irrigada dos Plântos de Guadalupe) o evento tem origem grandiosa, não apenas pelos números de stands, mas pelo o objetivo do evento, que se caracteriza em um evento técnico-comercial que irá divulgar e promover a fruticultura de Guadalupe em âmbito estadual e nacional.
O Projeto é um empreendimento público que vem gerando muitos empregos diretos e indiretos. Atualmente o projeto tem uma área de 3.196 hectares prontos para irrigar, onde a operação se concentra em torno de 1.045,16 hectares, onde há o destaque da cultura da banana, goiaba, melancia e demais culturas que são no total de dezesseis (16).
Com crescimento notório da fruticultura irrigada do projeto vê-se a necessidade de melhorias em vários setores como: tecnologia de manejo cultural, mercado e logística e diversificação cultural. Teve o seu foco na promoção da divulgação do Perímetro Irrigado, conseguir novos investimentos na área de agronegócio, Elevar a demanda e oferta de frutas produzidas no município, favorecer o aumento de nível de tecnologia da produção de áreas irrigadas do município, consolidar Guadalupe como marco de desenvolvimento de fruticultura irrigada no Estado e atrair investimentos públicos de apoio.
De acordo com dados da Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe (Acipe), os Platôs de Guadalupe respondem atualmente pelo cultivo de 1.800 hectares, que dizem respeito apenas à primeira etapa do projeto. "Em maio de 2004, havia 52 hectares plantados e a produção era de baixa qualidade. Hoje, há 1.800 hectares plantados e 90% da produção é de altíssima qualidade. Isso gera algo em torno de 1.000 empregos diretos e 2.000 indiretos", explica o presidente da Acipe, Valdemir Alves. Essa produção, no entanto, deve ser triplicada até o fim de 2013, pelo menos é o que garante o diretor regional do Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS), José Carvalho. "Em 2013, nós vamos triplicar a área irrigada do Piauí. Isso vai implicar na criação de aproximadamente 58.000 novos empregos diretos e indiretos", assinala.
Nesse desafio de triplicar a produção de frutas no Estado, terá papel principal a conclusão da segunda etapa dos Platôs de Guadalupe. Iniciada em 2009, a obra tem previsão de ser finalizada em 2013. Essa é a maior obra de irrigação do Brasil. Quando a segunda etapa estiver concluída, haverá 10.500 hectares plantados, que deverão gerar mais de 50.000 empregos. A irrigap ? Irrigação Piauí participou do evento através do seu Diretor Técnico Comercial José Augusto (Cabeça) e do Consultor Técnico José Pessoa Neto ministrando curso e palestra técnica sobre o cultivo e irrigação da cultura da melancia irrigada com gotejamento.
A palestra técnica foi uma das mais concorridas com a participação de produtores, técnicos agrícolas, agrônomos, alunos de escolas técnicas agrícolas de varias cidades da região sul do estado, e foi encerrada com uma visita técnica de campo em um lote de 8 hectares irrigado. A Acipe entregou certificado de participação a todos os presentes inscritos no evento.
FEAGRI - GUADALUPE (PI)
{albCodigo=3617}
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.