Texto e fotos: Valderez Ribeiro
O PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e o Cidadania Mirim oportunizaram nestes últimos finais de semana um campeonato entre os jovens dos referidos programas. O evento se deu com entrega de troféus e medalhas aos vencedores; a oportunidade culminou com momentos para brincadeiras e lanches.
Trata-se de mais uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social sob a administração de Valderez Ribeiro. A coordenadora do projeto e orientadora social Margarida Santos, organizou e proporcionou todo o campeonato com o apoio das demais orientadoras sociais e convidados.
Os jovens participantes vieram do bairro várzea, União Artística Operária Amarantina, e Centro de Convivência dos Idosos, onde acontecem os programas. Os Jovens participantes revelaram em seus depoimentos que valeu a pena e foi bom demais. Como demonstração da satisfação, já estão programando um próximo campeonato até final do ano com a participação dos jovens da zona rural.
Os referidos programas, articulam um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendizes, a partir de 14 anos.
O PETI compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O programa reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, protegendo-os contra as formas de exploração do trabalho e contribuindo para o desenvolvimento integral. Com isso, ambos os programas, oportunizam o acesso à escola formal, saúde, alimentação, esporte, lazer, cultura e profissionalização, bem como a convivência familiar e comunitária.
CAMPEONATO ENTRE PROGRAMAS SOCIAIS DO MUNICÍPIO
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.