Terminou agora há pouco, o I Mutirão da Cidadania. O evento, que aconteceu no Iate Clube de Amarante, reuniu profissionais do NASF, Núcleo de Assistência à Saúde da Família, e do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social. O objetivo era a integração e a avaliação dos grupos ?A união faz a força? e ?Reviver?, assistidos pela Assistência Social do município.
A iniciativa se deu pela necessidade desses usuários serem acompanhados por outros profissionais da Saúde como psicólogo, assistente social, educador físico, ginecologista, etc. Kelly Cristiane, assistente social do NASF, diz que as queixas desses usuários sobre problemas de saúde são constantes. ?Será que eles estão procedendo corretamente na busca de uma vida melhor??, questiona a profissional explicando que o mutirão tem essa finalidade:diagnosticar e acompanhá-los na conquista de uma melhor qualidade de vida.
Após meia hora de exercícios físicos coordenados pela educadora Gertrudes Sampaio, todos assistiram uma palestra sobre qualidade de vida e os benefícios da atividade física com as profissionais de Saúde, Lia Cristiane, Kelly Cristiane(assistente social) e Alcinéia Nascimento(psicóloga).
Uma triagem (avaliação), feita durante o mutirão, definiu as reais necessidades acerca da saúde dos assistidos e os encaminhou aos profissionais conforme a necessidade de cada um.
Esse mutirão é importante para alertá-los em relação à própria saúde. Isso despertará neles a consciência de que, passando por estes profissionais em Saúde, eles irão chegar na atividade física mais preocupados consigo mesmos, disse a educadora Gertrudes Sampaio.
O evento, apresentado pela psicóloga Tassiana Soares, iniciou às 09h50 e encerrou às 14h40. A organização contou com o apoio da secretária municipal de Assistência Social, Valderez Ribeiro e do secretário municipal de Saúde, Tiago Nogueira.
I MUTIRÃO DA CIDADANIA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.