O IBGE está realizando a revisão da contagem da população de Amarante, que, de acordo com os dados demográficos do censo 2010, possui 16.667 habitantes. De acordo com a prefeitura municipal, a informação não condiz com os dados repassados e uma nova contagem deveria ser feita. O instituto, após análise das informações, acredita em prováveis falhas nos trabalhos realizados em Amarante e em outras cinco cidades do Piauí como Alto Longá, Regeneração, Pedro II, Piripiri e Dom Inocêncio e determinou a revisão dos dados demográficos nos referidos municípios.
O Recenseador Idelgardo de Sousa, durante o trabalho de campo, afirma que a aferição será concluída até o dia 24 de novembro. Idelgardo afirma ainda que há indícios de irregularidades nos dados apresentados, o que afeta consideravelmente o repasse de recursos do governo federal para o município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população de Amarante está bem acima de 17.500 habitantes. O Administrador de Sistemas da secretaria, Cícero Melo, afirma que, através dos relatórios emitidos mensalmente, é possível comprovar a divergência dos dados fornecidos pelo IBGE tendo em vista o acompanhamento diário dos assistidos pelo SUS. A informação é oriunda do PSF, Programa de Saúde da Família, que, segundo Cícero Melo, conhece palmo a palmo do território amarantino.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.