Bancada piauiense ameaça obstruir sessão do pré-sal

Bancada piauiense ameaça obstruir sessão do pré-sal

Reunião da bancada | Manoel Francisco

Os deputados federais que compõem a bancada do Piauí estão fazendo uma mobilização para obstruir a votação do projeto de partilha do pré-sal, caso o relatório não seja alterado para beneficiar todos os estados.

Segundo o deputado Osmar Júnior (PCdoB), o líder do PMDB no congresso Henrique Eduardo Alves, que é o relator da matéria, estaria beneficiando apenas de alguns poucos estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

"O deputado Júlio Cesar (DEM-PI) fez uma pesquisa do que é a realidade hoje do petróleo no Brasil e como beneficiaria todos os estados no futuro, mas o relator infelizmente não está atendendo o interesse do país. Caso ele não mude sua posição vamos obstruir a pauta no Congresso", destacou o parlamentar.

Para essa obstrução, os deputados piauienses já contam com o apoio de colegas do Pará, Acre, Maranhão e Ceará. "Vamos conversar com todos os parlamentares que acreditam que o pré-sal é uma riqueza do país e deva ser dividido com todos", declarou.

Osmar Júnior citou o exemplo da cidade de Campos-RJ, que já é beneficiada pela produção de petróleo. De acordo com ele, a cidade possui cerca de 450 mil habitantes e em 2008, recebeu R$ 1,180 bilhões, mais do que o Fundo de Participação do Município (FPM) dos 224 municípios do Piauí.

"Se esse projeto passar, Campos receberá cerca de R$ 4 bilhões. Como é que um município sozinho de 450 mil habitantes vai receber uma parcela tão vultuosa? Como ficam os outros municípios?", questiona o deputado.

A votação da partilha do pré-sal acontece dentro de duas semanas. Além deste projeto, já foi aprovado a regulação pela Petro-Sal.

FONTE: Equipe de impressa do deputado federal Júlio César (DEM-PI)



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES