Batam os tambores é dia de Festa em Amarante

Batam os tambores é dia de Festa em Amarante

MIMBÓ FÉ E TRADIÇÃO | VIRGÍLIO QUEIROZ

Hoje é o aniversário de nascimento do líder negro, ?Zumbi dos Palmares?. Também é considerado ?O Dia da Consciência Negra?. No município amarantino é motivo de alegria e comemoração, pois a nossa população, em sua maioria, é ou se origina da cor negra. Temos diversas comunidades negras que podem ser possíveis registros de antigos quilombos, espalhadas por toda extensão territorial de Amarante.

Muitos escritores acreditam que esses ?quilombos? tenham se formado antes da organização das cidades de Amarante e Regeneração. Eram escravos que fugiam de fazendas de Pernambuco e Bahia e se alojavam em nosso município à beira de rios e em locais de difícil acesso, como forma de fugir da perseguição. Poucos são os registros sobre eles. Como dizia o professor Noé Mendes, ?a história era escrita pela classe dominante, não havia nenhum interesse em escrever sobre a presença negra. Eles, porém, devem ter se formado bem antes da organização das cidades vizinhas?.

Essa teoria também foi compartilhada pelo escritor e estudioso da Cultura Popular, Josias Clarence que, ao enfatizar o seu pensamento, disse: ?o estudo das crenças desse povo, as suas danças, culinária, costumes, nos levam a um tempo bem remoto. E tudo indica antes de um povoamento organizado de cidades próximas?, concluiu Josias. Conforme levantamentos e narrativas dos habitantes do povoado ?Mimbó?, a novena de Nossa Senhora da Saúde ultrapassa os 150 anos e, pelo menos, uns cem anos antes da crença católica, só existia a umbanda na comunidade.

Mesmo com a presença maior de turistas, estudantes e pesquisadores, o ?Quilombo do Mimbó? ainda guarda um pouco de sua cultura popular, principalmente nas danças e no modo ?cantado? de se comunicar. FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES