Confira logo abaixo o relato da sensação vivida por Fênix, responsável pelo blog ?Terceiro Olho? ao participar do Reisado de Amarante em janeiro deste ano. A data de comemoração da festa de Santos Reis é 06 de janeiro. É importante considerar que tal emoção a faz descrever com precisão como se dá a festa. Veja:
O que me deixou entusiasmada com o Reisado de Amarante foi sua simplicidade e originalidade. Ele foi organizado por seu João Carlos para pagar uma promessa feita aos Santos Reis.
E lá estavam uma pequena multidão de gente muito humilde se considerando contemplados com a promessa, seja ela qual for. A festa ocorreu no meio da noite, noite sem lua e sem eletricidade, iluminada pelas chamas de lamparinas e luz de lanternas.
A festa começa com o grupo formado por um violeiro, dois caretas e uma burrinha visitando cada casa do aglomerado. O grupo pede que abra a porta e depois solicita esmola ao dono da casa.
Depois de visitar todas as casas o grupo se apresenta diante do altar eregido em homenagem aos Santos Reis, primeiro entoando cantos quase incompreensíveis para a linguagem de hoje e depois segue um terço. Após este momento começa a festa profana, a qual não fiquei para assistir.
Fiquei encantada também pelo fato de os cantadores serem jovem da comunidade, o que pode contribuir para continuar a cultura.
Link: http://terceiroolho2.blogspot.com/2010/1/reisado-de-cagados-amarante-piaui.html
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.