O municipio de Amarante conta hoje com 316 portadores de necessidades especiais cadastrados no CAPS, Centro de Atenção Psicossocial. A idealização da implantação do centro está fazendo diferente a vida dos quase 30 assistidos que necessitam de acompanhamento diário. Trata-se de uma intensa jornada de trabalho dos profissionais em saúde que, além do acompanhamento diário, dedicam-se à garantia do bem-estar coletivo.
Inicialmente, todos os dias, o motorista José Pinho Lima, vai à casa de cada assistido para conduzi-lo ao CAPS e deixá-los de volta no final da tarde, num transpote exclusivo para este fim cedido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora Osira Patrícia, o cotidiano no centro é repleto de atividades terapêuticas como: regar as plantas, assistir palestras educativas, fazer caminhada pelas praças, confeccionar artes com corte e colagem, dançar, brincar, realizar exercícios físicos, gincanas, bingos, karaokê, pinturas etc.
Um espaço arejado é utilizado para o repouso de todos após as atividades. ?Eles somente fazem o que querem, pois respeitamos a individualidade de cada um. Essas atividades eles mesmos já realizam pelo prazer e pela ideia de coletividade, mas tudo é feito com acompanhamento dos profissionais do programa?, completa a coordenadora.
CAPS - ARTES PRODUZIDAS DURANTE A ROTINA DOS ASSISTIDOS
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.