Casa Odilon Nunes: inaugurado o Cine Clube de Amarante

Casa Odilon Nunes: inaugurado o Cine Clube de Amarante

Cine Clube de Amarante | Denison Duarte

Foi inaugurado ontem, 27, no museu Odilon Nunes o Cine Clube, um espaço equipado com um kit de cinema doado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além de 36 kits implantados no Piauí pelo Ministério da Cultura, através de edital, 04 kits semelhantes foram instalados sob forma de doação pelo IPHAN em todo o estado, sendo a casa de cultura de Amarante contemplada em razão de sua importância histórica para o Piauí.

A abertura e a apresentação do Cine Clube foi feita por Roberto Sabóia, coordenador do programa Mais Cultura do Piauí, com a presença da população amarantina incluindo grandes nomes da cultura de Amarante.

O kit contém um projetor multimídia, uma mesa de som, quatro caixas de som, microfone sem fio, uma filmadora e uma tela. ?O mais importante nos Cine Clubismos são as discussões relativas aos filmes e aos documentários exibidos com personagens e autores?, diz Sabóia.

A estreia do Cine Clube aconteceu às 19h20min, na sala de cinema da Casa Odilon Nunes, com a exibição dos filmes ?Cumbuca de Quilombo? (uma realização da ABD/PI através do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, Ponto de Cultura ABD/Antares e 19° Região IPHAM); e ?O Sonho de Manoel Messias? (gravado por uma equipe de professores e técnicos de Teresina do Ponto de Cultura Audiovisual ABD/ANTARES e Núcleo de Produção Digital do Piauí (NPD-PI) Fotografo José Medeiros)

O filme ?O sonho de Manoel Messias? foi lançado ontem em todo o Brasil e relata a história de um jovem com infância difícil, de superação, de perdão e de um sonho a ser realizado: se tornar cantor de toadas de grandes rodeios e gravar um CD. Um dos pontos positivos é que o Cine Clube de Amarante irá exibir filmes nacionais simultaneamente em todo o Brasil no dia do lançamento em mais de 1000 Cine Clubismos.

A entrada no Cine Clube de Amarante para assistir aos filmes será gratuita. Outro ponto importante é a realização de pedidos de filmes direto com a Programadora Brasil (do governo federal), através da internet para o Cine Clube. O programa disponibiliza um enorme acervo de filmes novos e antigos já catalogados, tudo gratuitamente. Depois de recebidos, os filmes farão parte do acervo do Cine Clube do município.

Todos nós fomos agraciados com este projeto que enriquecerá ainda mais a nossa cultura. Se nesse aspecto, somos ricos, esta conquista somente irá somar conhecimentos. É também uma forma de fazer socialização através do cinema, disse Danilo Costa, técnico cinematográfico e ator.

CINE CLUBE DE AMARANTE

{albCodigo=3489}



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES