Presidente do SINTE mostra o cenário da greve em Amarante

Presidente do SINTE mostra o cenário da greve em Amarante

Presidente e secretária do SINTE em Amarante | Foto: Denison Duarte

Com 100% de adesão das escolas públicas da rede estadual de ensino, a greve dos servidores da educação está no seu 3º dia. Em Amarante o cenário é de completa harmonia entre os profissionais da categoria dentre efetivos e servidores em regime celetista que, de acordo com o presidente do Sinte no município, Ironilson Lima, devem estar incorporados ao movimento através de concurso público, necessidade aparente considerando que em todo o estado assumem mais de 30% do quadro de servidores em educação.

Uma equipe de 12 professores interligados intitulada ?Comando de greve? possui um representante em cada unidade de ensino dialogando com os celetistas que estão recebendo ameaças de demissão e de corte de ponto partindo da 6ª GRE, Gerência Regional de Educação. ?Já conversamos com os alunos, com os pais e com toda a população através da imprensa esclarecendo a razão desta greve que, desta vez, se faz diferente: não estamos parados em casa e sim no local de trabalho para dar esclarecimentos de dúvidas aos pais e aos alunos. Da mesma forma estão os celetistas assinando devidamente o ponto?, afirma Ironilson Lima.

Na luta por reajuste salarial os resultados positivos beneficiarão também os celetistas, motivo pelo qual o sindicato busca a compreensão dos mesmos em relação ao movimento e à ausência do aluno, apesar de não poderem grevar. Durante a entrevista ao portal Meio Norte em Amarante o presidente afirma que, enquanto em greve, todos os professores estão com o compromisso de refazerem um cronograma de reposição para que os alunos não saiam prejudicados.

Ironilson afirmou ainda: ?A decisão de acabar a greve é do governo, pois enquanto não houver um parecer favorável aos servidores, a greve continuará e nós não pretendemos abortar esse movimento sem conseguir o que almejamos, pois trata-se de um movimento legal, legítimo e também um direito constitucional do trabalhador?

A secretária do Sinte em Amarante, Solimar Batista, participou da marcha pelas ruas do centro de Teresina, em direção ao Palácio de Karnak. A marcha marcou o início da greve em todo o estado, no último dia 14, sob o grito de guerra: trabalhador na rua, governo a culpa é sua!

Na pauta de reivindicações dos grevistas estão:

? Mudança de classe;

? Mudança de nível;

? Concessão de licença prêmio;

? Concurso público;

? Reajuste para os técnicos administrativos;

? Regularização do plano de férias;

? Aposentadoria;

? Piso Nacional para 2011, dentre outras;



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES