A comunidade Barra da Muquila, há menos de 06 Km de Amarante, na PI 130, conhece há tempos uma grande dificuldade: conviver com a falta d"água e suas consequências. Dois poços já foram perfurados ao longo dos anos, mas havia pouca água e logo secaram. A água continha areia e, além do mais, era salobra. O último poço perfurado a bomba levava 27 horas para encher a caixa d"água.
Com base nessa realidade, a Prefeitura Municipal de Amarante, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, concluiu recentemente, através do geólogo Marcos Aurélio, um estudo criterioso do subsolo da região para perfuração de um novo poço que possa suprir a necessidade dos moradores da localidade. O projeto, resultado do estudo, foi encaminhado ao secretário Whygson Lima (Iguim) e visa o desenvolvimento de uma obra cujos benefícios se deem a longo prazo.
A iniciativa conta com a parceria do IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), através do presidente, Eliseu Aguiar, numa ação direta da deputada estadual Lílian Martins. O órgão já dispõe de uma cópia do projeto e quer pressa na execução da obra. ?Fui aonde a deputada por saber que ela iria se sensibilizar com a situação daquela região e que iria fortemente contribuir com a conquista dessa obra?, afirmou Whygson Lima, (Iguim) secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador do projeto. O secretário reconheceu, durante a entrevista, que os moradores vivem precariamente em razão dessa necessidade.
Feita a solicitação o município aguarda o parecer do IDEPI e, segundo Whygson, as expectativas são muito boas e, possivelmente, dentro de pouco tempo um novo poço será perfurado com uma boa vasão e uma água de excelente qualidade da água aos moradores.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.