Terminou agora, há pouco, a IV Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Amarante. A abertura se deu na noite de ontem, 12, na AABB, com o devido credenciamento dos participantes e entrega de material às 19h30min. O processo organizativo, regimento interno da conferência, após sua leitura, teve imediata aprovação regulamentando os procedimentos de realização da plenária. Na abertura, 150 integrantes assistiram a uma palestra sobre Procedimentos em Defesa Agropecuária às 21h00min. Logo após, a animação ficou por conta do grupo asavesso de Amarante.
Hoje, 13, as atividades começaram às 08h00min, na Câmara Municipal, quando Dr. Agenor Lira, Secretário Municipal de Saúde, declarou iniciada a Conferência. Representantes de órgãos públicos, entidades não governamentais, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à saúde atuaram na condição de Delegados, participantes ou convidados manifestando pleno interesse em sugerir sobre os novos rumos da saúde em Amarante.
As palestras trouxeram os seguintes temas: A estrutura da atenção hospitalar dentro do contexto da Atenção Básica ampliada ? Dr. Agenor Lira, Secretário; Saúde Bucal, acesso e qualidade superando a exclusão social ? Dr. Flávio Borges, Dentista; A saúde da mulher e a mortalidade materna ? Dr. Silvio Deleno, Ginecologista; A criança e o adolescente no contexto social: violência, droga, etc. ? Neumária Almeida, Enfermeira; e, O trabalhador no contexto do SUS com seus direitos e deveres ? Dr. Jarbas Aurélio, CEREST TERESINA PI.
Os trabalhos de grupo foram encerrados com a apresentação dos relatórios das equipes, lidos pelos redatores, contendo sugestões de melhoria no quadro da saúde municipal seguindo os trâmites estabelecidos na plenária final. O relatório final será encaminhado ao Prefeito Municipal para o cumprimento das definições da conferência. Dr. Agenor, em sua fala, manifestou plena satisfação pela oportunidade concedida à população de Amarante o que fez da conferência um espaço democrático, significando assim, um avanço e nos rumos da saúde no município.
A complexidade de uma conferência municipal de saúde define sua importância no seu âmbito e, no entanto, nada seria possível sem o esforço e a dedicação de pessoas que compuseram e lideraram as equipes de organização da IV Conferência Municipal de Saúde para a constituição de novas políticas de saúde em Amarante. No entanto vale coroar o senso de organização de Dr. Agenor Lira, Vanessa Nunes, Edson Sousa, Socorro Leal, Socorro Pachêco, Flávia Fernanda, dentre tantos que fizeram de si, verdadeiros instrumentos para a concretização deste ato democrático.
CONFIRA:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.