Aconteceu neste final de semana (sábado e domingo) a III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, em Amarante, no Centro Cultural Professor ?Odilon Nunes?. No evento houve a palestra do Secretário Nacional da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Giovani Harvey, que falou da atuação do Governo Dilma no enfrentamento às questões das desigualdades e nos projetos de inclusões sociais ao longo deste governo. Ele explicou o trabalho do ex-presidente Lula, iniciando esta luta e buscando sanar essas desigualdades através de projetos e programas voltados aos mais carentes, aos mais necessitados.
Harvey cobrou uma atenção mais firme nos quesitos Educação e Saúde, setores vistos com os olhares mais rígidos da Presidenta Dilma Rousseff. ?É necessário uma atenção especial nos quesitos Saúde e Educação. Se os responsáveis por estas pastas não atuarem a contento, o povo deve cobrar as suas saídas?, justificou Harvey. Clemilton Queiroz, ao fazer uso da palavra, representando o prefeito Luiz Neto que não pôde comparecer à Conferência, agradeceu as presenças dos nobres companheiros, e foi bastante aplaudido quando fez alusão às dificuldades que o Campus da UESPI de Amarante está enfrentando. ?Não devemos deixar que o nosso Campus seja fechado. Essa universidade é mais uma oportunidade que o pobre tem em avançar em seus estudos. Não estão mais oferecendo novos cursos e o espaço onde funciona a UESPI em nosso município está carecendo de uma atenção mais que especial e urgente?, concluiu o vice-prefeito, Clemilton Queiroz.
Durante à tarde, momentos antecedentes a abertura da Conferência, a comitiva esteve presente na comunidade Mimbó. Na comunidade, Giovani Harvey, sempre ao lado do seu assessor Artur Antônio dos Santos Araújo, ouviu as preces dos mimboanos em solicitação de possíveis benfeitorias para o povoado Mimbó. Fazendo parte da comitiva, estavam: Gelzuíta Melo ? Diretora Administrativa Financeira da SASC; Assunção Aguiar ? Coordenadora das Conferências da Igualdade Racial; Ítalo Queiroz ? Secretário Municipal de Saúde; Ely Silva ? Secretário Municipal de Cultura; o grupo da Comunicação Social do município: Bertoldo, Vicente, Sâmia Alves, Ricardo, Maciel Araújo e Monteiro Travolta. O professor Virgílio Queiroz que foi o primeiro a divulgar a existência do povo do Mimbó em artigos de jornais e revistas para outros Estados, além de ter sido, ao lado de Cinéas Santos, um dos incentivadores da subida do povo do Mimbó para a parte alta da área habitacional, local que, ainda hoje, residem os mimboanos, se fez presente à visita e foi recepcionado pela sua grande amiga Ildezuíta Rabelo da Paixão. O Secretário Giovani Harvey e o Assessor Parlamentar Artur Antônio ficaram maravilhados com Amarante e prometeram voltar em breve à ?Terra de Da Costa e Silva?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.