Consciência negra: projeto visa a unificação das raças.

Consciência negra: projeto visa a unificação das raças.

Hip Hop - Mimbó | Denison Duarte

Terminou agora há pouco a culminância do projeto intitulado ?I Festival de Cultura Afro-brasileira? do Educandário Menino Jesus que teve como lema ?A unificação das raças?. Um projeto que durou uma semana e visou desde a sua elaboração a redução das diferenças raciais na sociedade a partir da conscientização do seu corpo discente.

Hoje, 20, dia da consciência negra, alunos, pais, mestres, funcionários da unidade escolar e a comunidade dedicaram diversas atividades temáticas alusivas à data. Dentre as atividades foram realizadas: uma oficina de dança (grupo estilo); Nêga Mariana (São Francisco do Maranhão); O hip hop do Mimbó, mesclando as habilidades da cultura afro com um dos mais envolventes ritmos da atualidade; grupo de dança afro-dance (Educandário); oficina de penteado de criação da Professora Paula, apresentando uma criatividade secular entre os afro-descendente etc.

Considerou-se relevante na luta contra o preconceito um grupo de atores de 7ª e 8º séries que apresentou uma peça teatral intitulada ?Isso é racismo? sob a coordenação e responsabilidade da Professora Josilene. A peça levou ao público presente os efeitos de uma visão preconceituosa, suas causas e as consequências na sociedade. De forma inversa, do que normalmente traduz a realidade, a peça relatou fatos evidentes de discriminação contra pessoas de cor branca. O propósito foi esclarecer que preconceitos também existem quando se discrimina pela cor da pele, mas que a superação existe quando a vítima busca reduzir a partir dos próprios conceitos o complexo de inferioridade.

Máscaras africanas foram confeccionadas através de técnicas afro com o uso de ataduras engessadas, papel machê e jornal molhado causando um efeito inovador, apesar de ser um processo secular.

A escola contou também com a criatividade do coreógrafo Janilson (tuquinha), que fortemente colaborou para a sincronia dos passos nas apresentações dos grupos de dança.

CONFIRA:



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES