Coordenadora do Coletivo de Mulheres visita produtoras de cajuína, em Amarante

Coordenadora do Coletivo de Mulheres visita produtoras de cajuína, em Amarante

Encontro de entidades | Denison Duarte

O grupo de Mulheres Nova Esperança, da comunidade Dois Coqueiros, em Amarante, que trabalha com a industrialização de caju, recebeu na manhã de hoje(15) a visita de Maria José, coordenadora geral do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, de Teresina(PI), entidade que tem como propósito gerar fontes alternativas de renda a mulheres trabalhadoras rurais, no Piauí.

O propósito da visita é fortalecer o vínculo com os parceiros do grupo de mulheres produtoras da comunidade, realizar uma avaliação dos trabalhos internos e solidificar a relação externa visando a comercialização dos produtos e a divulgação das atividades do grupo.

Uma das dificuldades apontadas pelas mulheres da comunidade foi a escassez de caju este ano para a produção dos seus derivados. Quanto a isso, a coordenadora afirma haver uma solução. ?Devemos trabalhar o plantio do caju anão, cuja produção acontece durante todo o ano.?

A coordenadora ficará no município até amanhã. Segundo ela, a solução está no caminho a ser seguido: concretizar uma parceria com uma cooperativa, a exemplo da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Amarante (COMAFA). Os entendimentos se solidificaram na manhã de hoje, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante. O encontro se deu entre Maria José, coordenadora geral do Coletivo de Mulheres; Maria do Carmo, presidente da associação da comunidade Dois Coqueiros; Ângela Maria, presidente do STR; e Leomar Duarte, presidente da COMAFA.

Maria José acredita que, para maior e melhor comercialização, é necessário o fortalecimento da mulher produtora enquanto empreendedora; Ângela Maria diz que o STR, nessa missão, vai se configurar como parceiro; enquanto Leomar Duarte assegura que a parceria será é um grande passo, tanto para a COMAFA quanto para o grupo de produtoras da comunidade.

Nesse cenário de atuação do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, classificam-se como parceiros o Sebrae, Semar, Brück Le Pont (empresa Suíça), Emater, STR"s, Igreja Católica e Prefeituras.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES