Culminância do projeto “As contribuições do Negro para a formação etno-sócio-econômico-cultural do Brasil”

Culminância do projeto “As contribuições do Negro para a formação etno-sócio-econômico-cultural do Brasil”

Culminância do projeto | Isabel Carvalho

O Centro de Ensino Estado de São Paulo - São Francisco do Maranhão(MA) realizou durante o mês de novembro o projeto ?As contribuições do negro para a formação etno-sócio-econômico-cultural do Brasil?.

O tema foi abordado nas diversas disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio sob forma de pesquisa bibliográfica e na internet, discussões, leituras e produções de textos.

No dia 14, foi proferida, pela professora Sámia Alves, uma palestra com o tema ?Consciência Negra no Brasil?.

Dia 28, para culminar os trabalhos, durante o dia, foi realizada na escola uma exposição que, através de cartazes, painéis, vídeos, slides e apresentações artísticas retratou a migração (forçada) do negro da África para o Brasil; sua atuação no trabalho escravo; as lutas pelo fim da escravidão negra no Brasil; a expressiva resistência negra à escravidão; a contribuição da raça negra para a formação étnica, cultural, social e econômica do Brasil; as conquistas alcançadas pelos movimentos de defesa da igualdade racial, enfatizando a atual situação do negro no Brasil . Foi montado, também, um espaço de degustação da culinária africana. Peças do artesanato da cidade de Tete- Moçambique e do vestuário da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau serviram para ilustrar e enriquecer a exposição.

À noite, na quadra da Praça Senador Bernardino Viana (Praça da Matriz), aconteceu o I Encontro Cultural Afro do Centro de Ensino Estado de São Paulo?, com diversas apresentações artísticas: paródias, dramatizações, danças e desfiles de jovens com penteados afros. Foi realizado um concurso de beleza negra para escolha da ?Garota Ébano? que contou a participação da Escola Municipal Senador Bernardino Viana de São Francisco do Maranhão (MA); CEAPI, Cooperativa Educacional de Amarante-Pi; Unidade Escolar da Costa e Silva de Amarante-Pi; e Unidade Escolar Polivalente de Amarante-Pi; respectivamente, representadas pela alunas MARIA CLARA DA SILVA ROCHA, TAYNARA MARIA LIMA SILVA, KAYTE LOPES DE ARAÚJO e RHANA LARISSA PEREIRA DA SILVA. A abertura do desfile foi feita pela aluna Daniela da Costa Araújo,do Centro de Ensino Estado de São Paulo (que, pelo regulamento, não concorreu ao título). A vencedora do concurso foi a representante da Unidade Escolar Polivalente, RHANA LARISSA PEREIRA DA SILVA . Os penteados para o desfile e as coreografias das músicas contaram com a criatividade do aluno do Ensino Médio Gonçalo Neto.

O trabalho foi realizado pelos alunos, professores, diretores demais servidores do Centro de Ensino Estado de São Paulo.

FOTOS PRODUZIDAS E FORNECIDAS PELO CENTRO DE ENSINO ESTADO DE SÃO PAULO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES