Ele nasceu em Amarante. Desde pequeno, ainda garotinho, Valdemar Santos dedicou-se à dança. Corpo franzino e ágil, apresentou os seus primeiros passos. Nos famosos ?Encontros Culturais? era a grande atração. Nesse período, Valdemar dava um show à parte quando dançava ?lambada?, numa coreografia invejável, onde, o jovem dançarino, conduzia as suas parceiras como se fossem de plumas.
Pertencente a uma família de pessoas vocacionadas para o mundo artístico, o seu irmão Vidal é um grande poeta, e o seu tio José Pereira (José Tiuba) é um grande cantor que morou por longos anos no Rio de Janeiro, acompanhando as famosas escolas de samba cariocas, notadamente a ?Salgueiro? ? escola do seu coração. Valdemar cresceu numa cidade onde a arte fez morada. Ele deixou Amarante e foi para Teresina. Na capital do Estado, ele se aperfeiçoou, através de grande nomes do mundo artístico como Ademir Miranda e professor Lauro .
A convite do atual prefeito, Valdemar Santos volta a Amarante e mostra disposição em trabalhar pela cultura do município. Torna-se um dos principais colaboradores do secretário Eli Silva em eventos memoráveis ocorridos neste ano de 2013. Ele disse que está se sentindo à vontade em sua terra natal e tudo fará para que a nossa cultura tem um brilho todo especial.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.