Deixou o comando da delegacia de Amarante, no último sábado, 30, o delegado Sérgio Sena. A medida foi tomada por decisão judicial que notificou o secretário de Segurança Pública, Robert Rios, dia 08 de abril, para afastamento de todos os delegados irregulares perfazendo 92% dos municípios em todo o estado do Piauí.
Uma decisão dessa prejudica de frente a sociedade. Agora, resta saber se o estado vai encontrar uma solução já que argumenta que não dispõe de recursos para pagamento de bacharéis em segurança pública, afirma Sérgio Sena que conclui dizendo que a segurança de Amarante ficará sob a responsabilidade da delegacia regional localizada em Água Branca que atenderá outros 16 municípios.
O judiciário, com a decisão, exige que somente seja delegado quem for concursado. Caótica, foi o nome dado pelo presidente do Sindicato dos Delegados, Sebastião Alencar, à situação dos municípios, mas que reconhece que a medida era necessária.
Para os municípios piauienses que, na sua maioria, nunca contaram com delegados concursados, trata-se de uma medida revolucionária, mas que deixa fragilizada a segurança das pessoas de bem por possibilitar o aumento da criminalidade. [DENISON DUARTE]
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.