Concedendo o direito de resposta ao Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), o portal Meio Norte, em Amarante, publica a explicação dada pela equipe, referente à matéria publicada no dia 1º de agosto, neste canal de notícias, que trata da não realização da Audiência Pública com os proprietários de terras marcada para o dia 31 de julho na Câmara Municipal.
RESPOSTA DO INSTITUTO ENVIADA ONTEM (07. 08.2012):
Caríssimos, as equipes do INTERPI ao se deslocarem da sede estavam com uma programação prévia, a intenção inicial era de realizarmos 12 audiências no mês de julho. Destas, foram realizadas nove audiências nos municípios de Lagoinha do Piauí, Olho d"Água do Piauí, Água Branca, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, São Gonçalo,São Pedro do Piauí, Angical e Regeneração. Ocorre que, tivemos problemas com o material para a divulgação nos municípios de Palmeirais, Agricolândia e Amarante. Neste último, foram realizados apenas contato com a prefeitura e STR, com os quais fechamos uma agenda prévia. Como esbarramos neste problema técnico, a equipe designada para mobilização na região não chegou a manifestar nenhum convite formal.
Os trabalhos de mobilização incluem realização de reuniões nas comunidades rurais, divulgação em meios de comunicação em massa, e destacamos mais uma vez, que nenhuma divulgação do trabalho foi realizada, tendo em vista o problema acima abordado. Em Amarante, a previsão seria que a audiência ocorresse na Câmara Municipal, esta, no entanto, não chegou a ser oficiada por conta da impossibilidade da realização do evento. A prefeitura municipal foi comunicada da impossibilidade da ocorrência do evento naquele momento. O que aconteceu com o STR foi apenas um problema de comunicação.
A coordenação deste trabalho e o Instituto de Terras do Piauí, compromissados com o público a ser atendido, informam que as audiências acontecerão, e quando de sua realização todo o processo de mobilização realizado nos 09 municípios trabalhados ao longo do mês de julho, ocorrerá também nos demais municípios. Deixamos nossas desculpas àqueles que sentiram-se prejudicados pelo equívoco.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.