Aconteceu na câmara dos vereadores em Amarante, nos dias 29 e 30, um curso, ministrado pelo médico Veterinário Dr. José de Megirão. O objetivo é o aprimoramento de técnicas de ordenha bovina que, segundo o veterinário, na maioria das vezes, se dava sem o conhecimento adequado ocasionando o comprometimento na produção do leite.
O curso também instruiu os produtores a obterem leite de qualidade a partir da alimentação adequada e com baixos custos.
Os 20 participantes foram certificados pelo Emater, idealizador do projeto no município e, durante os dois dias, as aulas foram subdivididas em práticas e teóricas. A preocupação do Dr. Megirão, além da obtenção de um produto de qualidade, é com o manejo sanitário do animal e a correta conservação do produto obtido. ?O leite precisa chegar ao consumidor com segurança alimentar? afirma.
Além de nova postura nos procedimentos, o aluno, ao final do curso, está repleto de pensamentos inovadores no que se refere ao seu dia-a-dia como produtor, reforça o Veterinário.
O curso é uma parceria dos governos federal, estadual, municipal e também do Emater através do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário visando estimular a cadeia produtiva de leite no estado do Piauí que está muito abaixo dos outros estados do nordeste.
A preocupação do Emater é com a produção atual do leite. Antes o nosso município era uma ?bacia leiteira? e mandávamos para outros lugares parte da produção, mas este quadro mudou e o que é produzido aqui não atende mais a demanda do município, diz Francisco Terto - Técnico do Emater.
O curso é importante para aprimorar nossa lida com os animais, melhorar a produção e a qualidade do leite, afirma José Alexandre ? Participante.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.