Homenagem: Socorro Pacheco, uma vida na promoção do próximo.

Homenagem: Socorro Pacheco, uma vida na promoção do próximo.

Socorro Pacheco | Foto: Denison Duarte

O portal Meio Norte em Amarante homenageia Maria do Socorro de Morais Pacheco Miranda, funcionária pública municipal, aprovada em concurso público para o cargo de Agente Comunitária de Saúde em 2001. Casada com Francisco Miranda, Socorro buscou na vida profissional, ao longo dos anos, através do bom relacionamento com os assistidos do SUS, fazer o diferencial nos atendimentos, sempre mantendo a simplicidade, a empatia, a seriedade e a cooperatividade.

Como parte da equipe 05 do PSF, Programa de Saúde da Família, Socorro Pacheco, como é conhecida, atendia parte dos bairros Escalvado, Cajueiro e Balão com aproximadamente 150 famílias que faziam recíproco o respeito que recebiam da profissional.

O reconhecimento devido não demorou chegar. A Agente de Saúde, no início de 2009, foi nomeada ao cargo de Assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde lidando diariamente com 160 funcionários de categorias diversas e de vários níveis. As atribuições aumentaram e suas ações tornaram-se mais abrangentes beneficiando um número maior de usuários do SUS. Paulatinamente Socorro ganha a admiração e o respeito no seu entorno ao tempo em que se faz útil na vida profissional das pessoas com quem trabalha.

Além das atribuições já mencionadas, Socorro responde hoje pela Coordenação do PSE, Programa de Saúde na Escola, título que lhe foi atribuído por profissionais do PSF em virtude da qualidade do seu trabalho e do compromisso honrado ao longo de sua trajetória de vida profissional.

Tudo é um aprendizado, diz ela, e tudo se renova. ?A oportunidade de fazer o bem ao próximo normalmente se faz ímpar, portanto não devemos deixá-la passar. Não suporto falta de compromisso e pessoas sem atitude; a solidariedade é o que mais me cativa e deve ser vista como ingrediente principal para a ascensão pessoal, profissional e principalmente espiritual de qualquer ser humano independente de sua atribuição?, encerra.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES