Um incêndio, ocorrido no último domingo (01), devastou 15 hectares de caju na comunidade Ararinha, há 30km de Amarante. Há cinco anos as queimadas acontecem com enormes perdas; este ano o prejuízo ultrapassou R$ 100.000,00.
A suspeita de incêndio criminoso é reforçada pelos produtores que, em 2011, encontraram uma caixa de fósforo no local onde teve início o incêndio. Anualmente a ocorrência se dá na época da produção de caju, o que, segundo eles, aumenta as suspeitas.
Um boletim de ocorrência será registrado amanhã na Delegacia de Polícia do município que irá apurar os fatos e iniciar um processo investigatório..
A produtora Irismar Alves, emocionada, fala ao portal Meio Norte, em Amarante sobre a preocupação em relação às perdas anuais e conclui dizendo: ?Deixamos de produzir, este ano, mais de cinco mil litros de cajuína. São cinco anos consecutivos com perdas irreparáveis!?
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, representado por José Pereira, Leomar Duarte, Luiz Barbosa e Deusilene Teles, num gesto solidário, foi ao local na tarde de hoje e constatou a grandeza do prejuízo.
?O que torna difícil é que o investimento feito por eles não tem seguro, restando apenas a execução imediata de ações do governo que assegurem uma forma de indenização?, disse José Pereira, tesoureiro (afastado do cargo em razão da candidatura a vereador).
DEVASTAÇÃO PROVOCADA PELO INCÊNDIO
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.