Os moradores do assentamento Nova Conceição foram contemplados com a construção de 90 casas através do programa de habitação do governo federal numa ação direta do INCRA cujo investimento é da ordem de R$ 1.500.000,00. As casas possuem 50m², 06 cômodos, cerâmicas, rebocos, calçadas, fossas e sumidouros. O assentamento fica na BR 343, à altura do Km 545, e é um dos mais novos assentamentos do município de Amarante.
A solenidade de inauguração aconteceu ontem, 28, com a presença de autoridades do INCRA como o Superintendente - Evandro Cardoso, a Chefe de Divisão de Desenvolvimento - Maria Teresa e a Assessora de Comunicação - Marina Oliveira. Compareceram também Sebastião Campelo - responsável pela obra, Luiz Neto ? Prefeito Municipal, os vereadores José Orlando, Paulo Nésio, Aurélio Prado e Inácio Pinto; o Secretário de Cultura - Luis Silva, a Secretária de Esporte e Lazer - Fátima Freitas, a Secretária de Assistência Social - Eva Abreu, a Secretária de Saúde - Osira Patrícia, o Diretor do DNOCS - José Carvalho, o Presidente da FETAG e o vice, Evandro Luz e Antonio José respectivamente, e o Deputado Federal Osmar Júnior.
Nesta etapa o programa de habitação cumpriu a sua meta. O próximo passo é trabalhar a produção, pois o assentamento precisa ter seus próprios recursos e o INCRA estará sempre aqui para dar a essas famílias a condição de melhorar a renda através da produção dos moradores, afirma Evandro Cardoso. Para o governo esta é uma ação ininterrupta, pois a nossa responsabilidade continuará presente em relação a esses assentamentos enquanto não houver uma emancipação dos mesmos, reforça.
O prefeito municipal Luiz Neto acompanhou o desenvolvimento do projeto de construção das casas e manteve de forma integral o suporte aos moradores em relação ao abastecimento d?água dentre outras iniciativas que, segundo Sebastião Campelo, foram de fundamental importância. O prefeito em sua fala assumiu o compromisso com a comunidade de honrar com os anseios dos assentados, mas pediu às autoridades presentes que não deixem de dar também o suporte nas esferas estadual e federal.
Quase 2000 pessoas assistiram à solenidade de inauguração e sentiram-se fascinadas ao fazerem um comparativo entre o antes e o depois da construção das casas. O projeto contemplou 100% dos assentados que foram diretamente beneficiados com o programa ?Luz Para Todos? numa ação direta do governo federal. O direito reconhecido trouxe na fisionomia dos moradores uma sensação de conforto e bem-estar, mas segundo a ex-presidente da Associação, Valdemira Campelo, apesar do contentamento de todos, é necessária uma política de sustentação ao desenvolvimento aos novos assentados considerando que a habitação é apenas o primeiro passo.
A comunidade mostrou-se grata à empresa ?Construarte?, construtora das casas que, em apenas 05 meses, completou a execução da obra. Segundo o presidente do assentamento Adonias Costa, a empresa, que vai além de uma construtora, foi parceira nas principais necessidades do assentamento e se mostrou eficiente em todas as atividades realizadas dentro e fora do projeto.
A Construarte, que estava representada na solenidade por Sebastião Campelo, Lindalva Monteiro, Liliane Xavier e José Orlando, completou ontem 2.500 casas entregues no estado do Piauí. Eu acompanhei a ocupação deste terreno desde o início e, quando venci a concorrência para a construção das casas, me senti na obrigação de manter a nossa meta, fazer com qualidade, afirma Sebastião Campelo, proprietário.
MAIS FOTOS:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.