Estão iniciando, em Amarante, as atividades do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, cujo objetivo é a ressocialização dos portadores de transtornos mentais. Uma equipe multiprofissional, composta de 01 Enfermeira, 01 Assistente social, 01 Psicólogo, 01 Psiquiatra, 01 Educador Físico e 01 Artesão, visa atender a demanda do município com problemas psiquiátricos que, no momento, já somam 40 cadastrados.
Segundo a coordenadora do programa, Taline Nogueira , o horário de funcionamento será das 08h00min às 18h00min, e o mesmo está funcionando em fase de adaptação enquanto realiza, de acordo com o planejamento das atividades, o cadastramento de todos os pacientes que receberão o devido atendimento. O objetivo do CAPS (nível 1), em Amarante, é também atender pessoas com dependência de álcool e drogas, além de problemas infantis.
O Enfermeiro ou o Médico do PSF, Programa de Saúde da Família, poderão encaminhar ao CAPS os pacientes portadores de transtornos mentais da sua área de atuação, aspecto que fará do PSF um parceiro do programa por atuar com as famílias e por conhecer muito bem a demanda , reforça.
A coordenadora encerra enfatizando que o atendimento se dará em 03 níveis: intensivo, semi-intensivo e não intensivo, conforme diagnóstico realizado pelo médico do programa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.