Literatura em evidência: Joaquim Mendes apresenta “Fragmentos de luz”

Literatura em evidência: Joaquim Mendes apresenta “Fragmentos de luz”

Escritor Joaquim Mendes Vieira | Foto: Denison Duarte

O museu histórico Odilon Nunes, sediou ontem, 12, a apresentação do livro ?Fragmentos de Luz? de autoria de Joaquim Mendes Vieira. Considerado um espaço verdadeiramente voltado à intelectualidade literária amarantina, a solenidade reservou momentos dedicados ao poeta Da Costa e Silva com recitações de poemas feitas por Francisco Carvalho (Dr Tatá). Danilo Costa, personagem do filme ?Ai que vida? sob fortes aplausos, prestigiou a solenidade declamando uma das poesias de sua preferência.

O escritor e também poeta, Joaquim Mendes, é natural de Palmeirais (PI), nascido no povoado Mata Limpa, funcionário público municipal concursado e autor de outros dois livros intitulados ?A vida responde? e ?A vingança é cega?. De cunho social, as obras do escritor visam também enaltecer a natureza com saudosismo real e sem muita melancolia.

?Sou saudosista e muito aprecio as obras de Joaquim pois ele consegue fazer uma literatura condizente com a realidade atual, enaltecendo o berço da nossa cultura enquanto agrega valores. A gente precisa de pessoas como este escritor que estejam preocupadas com coisas sérias, em realmente fazer cultura e que acima de tudo resgatem a cidadania. A influência da literatura que Joaquim tem pregado é de suma importância para os destinos de nossa cultura principalmente no âmbito estadual?, disse o secretário de cultura de Palmeirais, Ronério Ribeiro, em entrevista concedida ao portal Meio Norte em Amarante.

A forma como Joaquim faz poesias me chama a atenção porque transmite confiança e autoestima. Suas obras são de autoajuda, portanto seria interessante se todos tivessem a oportunidade de lê-las pela condição de bem entender o sentido da própria vida, afirma Claudilene Almeida, coordenadora da solenidade.

Minhas origens, minha condição de vida durante a infância e as provações que eu tive foram elementos que Deus colocou em minha vida para observar o mundo ao meu redor, tudo isso me deu suporte para escrever me fazendo descobrir a vocação de ser mais útil às pessoas através das minhas obras, assim nasceu o escritor e poeta Joaquim Mendes, afirmou o próprio autor ao final da solenidade.

Participaram da solenidade o poeta amarantino Gregório Ribeiro, Euzeni Dantas (membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba), as professoras Solimar Miranda, Euzimar Dantas e Sâmia Alves, Josélia Ribeiro (escritora teatral) e também, Emília da Paixão Costa (ex-prefeita de Amarante).

FOTOS DA APRESENTAÇÃO DO LIVRO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES