Ministério da Pesca faz levantamento de atividade pesqueira amadora no município

Ministério da Pesca faz levantamento de atividade pesqueira amadora no município

Funpapi | Denison Duarte

Amarante está entre os municípios brasileiros submetidos ao levantamento da atividade pesqueira amadora, ação idealizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Hoje (28), houve, na sede do Emater, uma reunião com pescadores amadores do município e representantes da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Piauí (Funpapi), Organização Não-Governamental vinculada ao MPA. O objetivo foi a apresentação do projeto e a orientação relativa ao preenchimento dos questionários do levantamento.

O projeto, desenvolvido pela Fundação por meio de edital público, será concluído em dezembro de 2012, quando serão totalizados os 60 municípios do estado incluídos no projeto.

O apanhado dos dados visa identificar o perfil dos pescadores e conciliar as atividades de lazer e turismo para, a nível de Ministério, haver fundamentação de projetos relevantes à economia dos municípios contemplados. O levantamento está sendo desenvolvido em apenas dois estados do Brasil, Piauí e Pernambuco.

Os que pescam apenas por lazer ou para a subsistência são o alvo do MPA. Segundo Jucileide Gomes, da Fundação, a estruturação de ações se dará após levantamento dos dados, relatórios emitidos, fundamentação e condensação das informações do pescador e do município, o que inicialmente impossibilita ao Ministério a definição de prazos para o cumprimento das ações.

O Emater, representado por Antonio Alexandre, técnico agropecuário; e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) representado por Leomar Duarte, secretário geral; e Luís Barbosa, secretário de políticas agrícolas e agrárias, participaram da reunião.

FUNPAPI EM REUNIÃO COM PESCADORES AMADORES DO MUNICÍPIO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES