Profissionais da Educação e alunos da Unidade Escolar Eduardo Ferreira confraternizaram-se em grande estilo pela chegada dos 75 anos de sua fundação e relevante contribuição à educação de Amarante. Uma vasta programação para os dias 27 e 28 marcou as homenagens alusivas ao aniversário da escola, cuja solenidade de abertura se deu com o Hino Nacional num coral de centenas de vozes.
A Direção da Unidade obteve o respeito da comunidade escolar de Amarante com uma exposição cronológica de fotos de professores, funcionários e alunos que fizeram e fazem a história de Amarante nos contextos educacional e profissional. Dos grandes nomes que passaram pela unidade de ensino está o poeta Da Costa e Silva que, no início de sua formação, foi aluno da referida escola, e também profissionais da medicina, engenharia, advocacia, etc.
Despertando a curiosidade dos visitantes, a exposição trouxe duas maquetes da escola para um comparativo das diferenças surgidas desde a fundação até os dias atuais. Outro detalhe importante foi a apresentação de equipamentos antigos que eram utilizados pela própria escola desde 1935, além da encenação do ensino tradicional que utilizava a palmatória e sementes de milho para castigar, de joelhos, os alunos desobedientes da época.
Carmem Célia, diretora da unidade, considera importante esse comparativo como demonstração da evolução dos métodos de ensino, ao longo dos tempos, contribuindo fortemente para trazer a comunidade à escola.
Fico emocionada ao afirmar que faço parte do quadro docente desta escola e que, desde a minha
infância, eu já idealizava e afirmava que ia trabalhar aqui nesta unidade de ensino, afirma Joana Batista, Professora e Coordenadora do Qualiescola.
Gincanas culturais, jogos e apresentações aconteceram ontem, 28, no Ginásio Poliesportivo Municipal no encerramento das festividades alusivas aos históricos 75 anos de fundação da Unidade Escolar Eduardo Ferreira.
FOTOS: DENISON DUARTE E PROFESSORA JOANA BATISTA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.