Francisco Almeida (Dr. Tatá) é filho de Souza - Paraíba. Todavia é um autêntico piauiense e um grande amarantino por vontade própria. Ele foi agraciado com o "Título de Cidadão de Amarante" que, em simples palavras, ao receber a outorga disse: "É algo da maior importância. É um dia significativo. Sou de Amarante no papel e já o era de coração".
Francisco Almeida se apaixonou por Amarante, sua gente e sua história e, principalmente, pelos seus vultos de renome nacional, como no caso, o grande poeta "Da Costa e Silva". Ao ler pela primeira vez os versos do cantor do Rio Parnaíba, Tatá nunca mais deixou de estudar o vate amarantino que, a partir daí, passou a ser a figura literária do médico paraibano.
O amor de Tatá por Da Costa e Silva é tão empolgante que todos os dias ele dedica pelo menos uma hora de estudo sobre sua obra. O médico Francisco Almeida ao construir a sua clínica em Amarante, ergueu uma estátua de bronze do poeta pesando aproximadamente 700 quilos na entrada do seu local de trabalho. Além disso, sua casa e a clínica respiram o poeta da "Saudade". São quadros que representam personagens que ilustram os sonetos principais do grande amarantino.
Professores, alunos, estudiosos de um modo geral ao chegar em Amarante procuram ouvir as lindas histórias e os incriveis recitais mostrados pela memória desse paraibano que se orgulha em dizer que ama Amarante, sua história, sua gente e Da Costa e Silva - o grande representante da poesia do Piauí.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.