Odilon Nunes o Pai da História do Piauí

Odilon Nunes o Pai da História do Piauí

Amarante terra natal de Odilon Nunes | DIVULGAÇÃO

O historiador Odilon Nunes se vivo fosse estaria com 114 anos. Ele nasceu no dia 11 de outubro de 1899. Odilon foi um autodidata que percorreu quase todo o Brasil defendendo e promovendo a educação. A importância da epopeia desse piauiense, nascido em Amarante, foi tão grande que, Getúlio Vargas, presidente do Brasil nessa época, convidou-o para um alto cargo no Governo Federal. Ele respondeu ao presidente que a sua missão havia chegado ao fim, recusando o convite.

Homem simples, humilde, Odilon Nunes não gostava de promoções pessoais e, certa vez, convidado pela Universidade Federal do Piauí para uma palestra, ele solicitou que a mesma não fosse gravada e que as fotografias fossem resumidas. A cruzada empreendida pelo historiador foi notável. Saindo de sua Terra Natal, Odilon Nunes criou várias escolas em diversos Estados, entre eles Mato Grosso e Amazonas. A sua vontade era ver um Brasil alfabetizado.

Pesquisador cuidadoso e dedicado, preocupado com a veracidade dos fatos, Odilon reescreveu a história do Piauí, notadamente no que diz respeito aos primórdios da organização de nossa sociedade. Os livros denominados de ?Os Primeiros Currais? trazem descrições dos colonizadores que aqui chegaram trazidos pela força da pecuária extensiva. Pelo trabalho relevante, o nobre pesquisador recebeu a denominação de ?O Pai da História do Piauí?.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES