O professor Humberto Vaz da Costa ficou maravilhado com Amarante. Ele participou da equipe que esteve recentemente no município desenvolvendo o Projeto Estude e Pesquise o Piauí. A equipe é formada por professores da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo e esteve representada no município pelos educadores: Kátia, Mirlane, Humberto, Ana Maria, Lauriete Melo, Graça Sabino, Virgílio Queiroz e o antropólogo Aloysio Fronteiras.
O grupo visitou o conjunto arquitetônico da cidade, rico em seu casario de herança colonial portuguesa, visitou o sítio Floresta, a comunidade ?Mimbó?, o encontro dos rios Canindé e Parnaíba, o Centro Cultural Professor Odilon Nunes, a feira popular no mercado público, a Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante. Devido ao tempo, outros atrativos ficaram para serem vistos em outra oportunidade.
Em sua andança pela cidade, o professor Humberto Vaz da Costa conversou com diversos populares, entre eles o ?Pelé Pintor? ? proprietário de um bar que fica na margem do rio Parnaíba. Pelé mostrou ao interessado visitante uma telha centenária de antigas casas residenciais amarantinas. Humberto ficou encantado com o objeto, mas, fez um grande esforço para suspender a ?Telha do Pelé". ?Realmente, é interessante. Ela é bem pesada e consistente. É algo bastante importante e deve ser conservada com bastante dedicação?, disse Humberto Vaz da Costa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.