Desabou hoje, 20, pela manhã, parte do teto de um dos patrimônios mais antigos de Amarante, a residência da Senhora Margarida Bina, na Rua João Ribeiro Gonçalves Filho, no bairro Vila Nova. Quase todo o teto era de carnaúba e já estava sendo substituído no momento em que se deu o fato por estar apodrecido.
Trata-se de um patrimônio tombado para preservação de sua história e valor para a sociedade. Segundo informações de familiares, nunca houve um acompanhamento do órgão do governo responsável pelo tombamento para análise de suas condições físicas como patrimônio cultural, o que gerou a necessidade dos moradores em iniciarem um reparo para não vê-lo cair por inteiro.
O assunto foi alvo de confronto de opiniões em audiência pública realizada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pelo Ministério Público na câmara municipal de vereadores no dia 09 de setembro de 2009. A população, durante o evento, não concordou com a hipótese de tombamento do patrimônio histórico do município porque sob o argumento de que os imóveis não poderão ser mudados e qualquer reforma será necessária uma prévia autorização do governo.
Situações como a da Senhora Margarida é o que conduz a população ao medo do tombamento, além das limitações em relação ao próprio bem.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.