A incerteza dos jovens quanto a escolha da profissão foi o foco do ?I Workshop das profissões?, um projeto da Unidade Escolar Polivalente de Ensino Médio, voltado aos alunos que estão na etapa final da Educação Básica. A culminância aconteceu ontem(10) na Casa de Cultura Odilon Nunes, em Amarante(PI).
Como parte da programação, os mais de cem alunos assistiram atentamente a palestras, dramatizações, apresentações. O quadro de palestrantes, escolhidos pelos próprios alunos, estava composto por profissionais de áreas distintas como Psicologia, Enfermagem, Direito, Fisioterapia, Engenharia, Odontologia e Medicina.
O projeto faz parte do Programa de Ensino Médio Inovador / Jovens de Futuro, em parceria com a Seduc e o Instituto Unibanco.
Para a diretora Maria Edivânia o Workshop possibilita uma ?reflexão sobre o futuro profissional dos alunos e uma entrada consciente deles no mercado de trabalho?. Ela reforça dizendo que ?o contentamento dos alunos é um indício do sucesso do evento e a convicção de novos rumos profissionais para eles.?
A aluna Emanuelle, do 3º ano, diz que está satisfeita com o Workshop e que muitas dúvidas foram tiradas. ?O evento nos trouxe a possibilidade de conhecermos sobre algumas profissões. Isso é importante quando a gente não sabe ainda o que vai seguir.?
Tendo escolhido Fisioterapia como profissão, Clerton Nascimento, concludente do Ensino Médio, garante que o evento reforçou a sua escolha. ?Esse evento serve para nos tirar as dúvidas em relação ao que queremos como profissão. Aumenta o nosso interesse por novas áreas ou reforça as nossas escolhas. A minha já estava definida, vou ser fisioterapeuta?.
A aluna Francisca, que antes optou por Psicologia, mudou para Fisioterapia ao participar do evento. ?O que fazem os profissionais é bom conhecermos para escolhermos melhor o que vamos ser. Eu queria ser psicóloga, depois deste evento vi que me identifico de verdade com fisioterapia.?
I WORKSHOP DAS PROFISSÕES
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.