Este ano, no mês de julho, as praias de São Francisco do Maranhão não mantiveram a mesma atratividade dos anos anteriores. Fator atribuído à provável instabilidade política do município na definição do executivo municipal que resultou em duas eleições em 2010. A situação ocasionou uma tímida aglomeração de turistas nos dois primeiros domingos nas praias do Velho Monge (rio Parnaíba). A parceria entre os municípios de Amarante e São Francisco também não se deu como nos anos anteriores interferindo na contratação de bandas e outros atrativos para as praias durante os domingos.
No terceiro domingo de julho, 18, por determinação judicial, não houve venda de bebida alcoólica nas praias de São Francisco e nenhuma animação de banda musical. O procedimento se deu para manter a ordem e a segurança no decorrer das eleições do município. A população ansiava pela definição do seu novo quadro político e hoje respira novos ares. O resultado das mudanças é visível conforme as fotos desta matéria.
Hoje, quarto domingo do mês, cresceu muito o número de turistas em busca de entretenimento nas praias de São Francisco e nos bares situados nas proximidades do rio. Foi intenso o fluxo de pessoas nas coroas do Velho Monge, muitos buscando as praias, outros, uma cerveja gelada e uma conversa descontraída.
Sem nenhuma ocorrência policial, o domingo foi de muita diversão e se fez especial pela tranquilidade que se fez presente durante todo o dia. Até o próximo domingo, 01, muitos turistas não estarão mais em Amarante pelo fim das férias, mas viajarão convictos de que em 2011 será bem melhor para os municípios e concomitantemente para os visitantes.
VEJA AS FOTOS:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.