O prefeito de Amarante(PI), Luiz Neto (PSD), perde na eleição da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), realizadas hoje (08), em Teresina. Ao final, 202 prefeitos votaram; a diferença foi consideravelmente de 96 votos. O vencedor, Arinaldo Leal (PSB), prefeito pela 3ª vez no município de Vila Nova do Piauí, obteve na urna o apoio de 143 prefeitos (70.7%), enquanto Luiz Neto obteve o apoio de 57 prefeitos (28,2%); dois votos foram nulos.
Lideranças políticas do Estado como os prefeitos de Teresina, Uruçuí, Floriano e Campo Maior já haviam conformado previamente a adesão a Arinaldo Leal, em razão da sua larga experiência política e das propostas apresentadas, dentre elas, a capacitação de gestores. Para ele deve haver parcerias entre as prefeituras e os órgãos de controle do Piauí.
O prefeito de Amarante, dentre suas propostas defendia o aparelhamento dos gabinetes de prefeitos e a melhoria nas ações de comunicação da APPM.
O presidente eleito, além de percorrer todo o Estado, no último dia de campanha telefonou para os prefeitos, lembrando-os do apoio assegurado para a eleição de hoje.
A Chapa de Luiz Neto recebeu o nome de APPM Livre, enquanto a do presidente eleito recebeu o nome de APPM pra valer.
Luiz Neto, que não conseguiu a maioria na Câmara Municipal, em Amarante, perdeu a eleição para o cobiçado cargo de presidente da APPM e ainda responde na justiça a processos de cassação de registro de candidatura, abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de sufrágio. Em caso de cassação, o prefeito eleito poderá permanecer inelegível por oito anos.
Clique aqui para curtir a página deste blog no facebook e receber as informações do portal Meio Norte, em Amarante, no seu perfil.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.