A Eletrobrás, núcleo de Amarante, relata ao portal Meio Norte uma das dificuldades que interferem no exercício das atividades de rotina dos eletricistas para manutenção das redes de alta tensão. Segundo o funcionário Thiago, nem sempre há uma relação amistosa entre os proprietários de terras (por onde passam as redes que precisam de manutenção) e a Eletrobrás.
Segundo ele, a plantação de árvores frutíferas debaixo das redes é comum, o que normalmente resulta em danos à empresa e ao consumidor, pois, em casos de tempestades, galhos caem sobre a fiação ocasionando curtos circuitos e, consequentemente, a falta de energia por longos períodos por tornar-se difícil a localização do defeito.
A empresa aponta que a dificuldade é maior em situações em que o proprietário proíbe a entrada dos eletricistas nas fazendas para a manutenção das respectivas redes ou para a correção defeitos, sob o seguinte argumento: ?essa propriedade é particular e, portanto, vocês só entrarão se eu permitir.? A reação, segundo Tiago, torna difícil um trabalho de conscientização acerca da importância da manutenção ou da correção de possíveis defeitos. Até cachorros soltam nas fazendas para impedir a entrada dos funcionários da empresa.
Nos dias atuais a Eletrobrás está realizando serviços de limpeza por onde passam as redes visando a liberação dos acessos aos transportes da empresa. Os trabalhos irão facilitar o dia-a-dia dos profissionais da empresa. De imediato, de 08 a 10 postes serão substituídos para impedir a falta prolongada de energia no município de Amarante.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.