Quadrilha Flor du Mandacaru: 15 anos de valorização à cultura de São Francisco do Maranhão

Quadrilha Flor du Mandacaru: 15 anos de valorização à cultura de São Francisco do Maranhão

Quadrilha Flor du Mandacaru | Denison Duarte

Numa iniciativa que surgiu com o objetivo de valorizar a cultura de São Francisco do Maranhão, a quadrilha Flor du Mandacaru, em suas apresentações, ganha relevância anualmente em grande parte do Piauí e Maranhão. São 15 anos de história e estima às suas raízes. São mais de 40 integrantes envolvidos na causa, que une jovens e adultos de todas as facções e níveis a um só propósito, a promoção do lazer e do entretenimento.

Uma trajetória de sucesso que tem como resposta a importância dada às suas origens e à sua cultura. A união e o respeito entre os seus integrantes está entre outros fatores que desde 1997 dão força à história cultural de São Francisco do Maranhão e, ao mesmo tempo, ao trabalho da equipe.

Uma perda irreparável ocorrida em janeiro de 2012 em que três dos seus integrantes morreram no trágico acidente da BR-343, que vitimou fatalmente sete jovens do município, levou a Flor du Mandacaru a pedir ao público um minuto de silêncio em todas as suas exibições.

Requisitada para os maiores festivais do Médio Parnaíba, a quadrilha assume uma agenda extensa durante os meses de junho e julho tornando-se a atração mais esperada pelo público.

Como parte da vasta programação dos festivais juninos, algumas datas já foram cumpridas esta ano, a exemplo de Barão de Grajaú(MA), dia 02; Regeneração, dia 15; CEAPI, dia 16; e Iate Clube Amarantino, dia 23. Hoje (25), estarão no município de Palmeirais (PI).

O líder do grupo e marcador (puxador da quadrilha), Jander Costa, abraçou, desde a fundação, a condução dos destinos da Flor du Mandacaru. Com o passar dos anos, conquistou os franciscoenses pelo zelo e pela responsabilidade assumida para com os integrantes. ?Esses meninos são meus filhos. Sou responsáveis por todos! Aqui não há jogo de interesses, e sim, dedicação e amor pelo que fazemos?, diz emocionado o coreógrafo.

A coreografia, criada por Gonçalo Neto, e a força de vontade dos integrantes são os elementos mais admirados pelo público que acredita ser a Flor du Mandacaru a quadrilha do Médio Parnaíba em melhores condições de disputar grandes festivais em todo o Brasil.

FLOR DU MANDACARU - 15 ANOS DE VALORIZAÇÃO À CULTURA DE SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES