Uma história brasileira comovente está no reality show TUF Brasil. Como muitos atletas do país Francisco Drinaldo, conhecido como Massaranduba, trilhou caminhos difíceis antes de conseguir algum espaço no MMA. O lutador do Piauí começou a trabalhar aos oito anos como cortador de cana e encontrou dentro do octógono uma forma de mudar o rumo de sua vida. Dentro do Ultimate Fighter - Em busca de campeões, Massaranduba espera usar as mãos que carregavam facões pelos canaviais para buscar nocautes e, quem sabe, encontrar o grande final feliz de sua jornada: um contrato com o UFC
Natural da pequena cidade de Amarante, o atleta de 33 anos iniciou sua trajetória no esporte tarde, começando a treinar apenas aos 24 anos. Mesmo em desvantagem em relação aos lutadores que estão no esporte desde a adolescência, o peso-médio chegou ao MMA de forma convincente: com 11 lutas, dez vitórias e apenas uma derrota. Ele perdeu para Yuri Marajó, que hoje está no UFC, no Jungle Fight 22, em setembro de 2010. Campeão de kickboxing, Francisco é considerado perigoso e muito agressivo por seus treinadores.
Atualmente no Jungle Fight, Massaranduba ainda está longe de conseguir estabilidade financeira para focar 100% no esporte. Segundo o próprio lutador, treinos já foram perdidos por conta da falta de dinheiro para pagar a condução até a academia Constrictor Team, em Brasília, onde treina ao lado de lutadores como Paulo Thiago. O maior problema de Francisco é a falta de patrocinador.
- Às vezes, não consigo treinar porque não tenho dinheiro para pegar o ônibus e ir para a academia - disse o lutador, em seu site oficial.
A carreira profissional do atleta começou em 2006, no Fight Club Tournament, onde ganhou duas lutas, uma por decisão unânime e outra por nocaute. Depois de lutar pouco, Francisco Drinaldo engatou uma sequência de combates a partir de 2010, quando entrou no octógono do Bitetti Combat 6, onde finalizou o experiente Luiz Firmino com uma chave de joelho, ganhando pela primeira vez atenção.
Após a boa exibição no Bitteti, Massaranduba foi contratado pelo Jungle Fight, onde fez seis lutas e foi derrotado apenas uma vez. A última exibição foi em julho do ano passado quando derrotou Adriano Martins, por decisão unânime, pelo Jungle Fight 30.
Deixando o passado de lado, Franciso Drinaldo, o Massaranduba, tem a chance de ouro para ganhar visibilidade e, quem sabe, um contrato com a maior organização de MMA do mundo e, enfim, poder mudar sua vida e a de sua família. Se o conto de fadas vai se confirmar no octógono, só vamos saber a partir do dia 25 de março, quando vai ao ar o primeiro episódio do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões.
CONFIRA MATÉRIA NO SITE DO GLOBO ESPORTE CLICANDO AQUI
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.