Na retomada de gestão plena à Saúde, Amarante deu um grande passo quando definiu esta semana com a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde os seus objetivos na elaboração do pacto 2009/2010. O encontro aconteceu em Teresina durante 04 dias onde as estratégias para a pactuação foram discutidas em diversas oficinas.
O seminário serviu para definir estratégias de como realizar a Atenção Básica no município e também para a discussão de suas prioridades. A média e a alta complexidade foi outro assunto em questão considerando-se que Amarante não tem resolutividade para o suprimento de suas necessidades o que resultou na assinatura de um termo de intenções com os municípios com os quais Amarante irá trabalhar na pactuação 2009/2010.
No processo de unificação entre os municípios, além dos pacientes que serão encaminhados para Amarante, será encaminhado também o recurso financeiro para cobrir tal resolutividade, enquanto Amarante destinará recursos ao município de Teresina (equivalente aos atendimentos) que cobrirá suas necessidades de média e alta complexidade.
A não existência de parcerias em pactuações nos últimos anos entre o nosso município e as demais cidades prejudicou, e muito, a saúde em nossa cidade e, de acordo com o que foi pactuado nos últimos dias, afirmo que cumpriremos a meta dentro do prazo previsto, pois temos condições para isso e profissionais qualificados; e assim resgataremos o que foi perdido durante todo esse tempo, diz Dr. Agenor Lira, Secretário de Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.