Por: Elisete Sousa dos Santos (Dra. Betty)
PAA ? O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar institui parâmetros específicos para a compra de alimentos diretamente da agricultura familiar. Estes alimentos são destinados ao atendimento da demanda das famílias carentes e à recomposição dos estoques estratégicos do Governo Federal. A ação prevê a dispensa de licitação e fixa o teto de compra em R$ 3,5 mil ao ano, por agricultor.
Criado em julho de 2003 - em convênio firmado entre Estados e Municípios com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); o PAA garante renda ao produtor e ainda contribui com as ações de combate à fome.
O Secretário de assistência Social Profº Demir fez aquisição de aproximadamente mil sacolas para formação de cestas com produtos como macaxeira, milho verde, abóbora, feijão, pimentão e pepino para serem doadas no período da semana santa no centro urbano e rural da cidade de Amarante-PI. Os agricultores familiares da Vila Feliz, Santa Helena, Araras, Ararinha, Mimbó e Ponta da Várzea plantaram e colheram com muita dificuldade para colocar na mesa do consumidor gêneros alimentício de qualidade e muitas vezes com prejuízos por escassez de chuvas e pragas em suas lavouras. Os agricultores não possuem transportes para deixar suas mercadorias até a Secretaria de Assistência, mas antecipadamente o Secretário disponibiliza um transporte para recolher todos os alimentos produzidos e colhidos
Dra Betty fez uma capacitação em São Pedro do Piauí com os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural sobre os tipos de produtos produzidos na cidade de Amarante-Pi, quem compra, o limite de venda de cada agricultor, como receber o produto, a quem doar, a tabulação social das famílias que receberam bem como a estatística dos beneficiários. Atualmente responsável pelo carregamento e doação dos produtos Dra. Betty juntamente com a equipe de referencia vai buscar nas roças todos os alimentos produzidos nos assentamentos e quilombos.
Desta forma, a semana santa foi rica de alimentos naturais e atingiu pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.
FOTOS LOGO ABAIXO:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.