Terminou, agora há pouco, a apresentação da ?I Mostra Teatral Polivalente? que encenou a peça ?Amarante nossa de cada dia?. De uma filtragem de 100 alunos, 28 integrantes, durante 06 meses, estiveram de prontidão no intuito de, não somente culminar um projeto escolar, mas reavivar a cultura do município com uma peça trabalhada há 20 anos pelo teatro ?Amarantus?.
A peça, de autoria de Josélia Soares, tomou forma e ganhou vida na interpretação das personagens minuciosamente trabalhadas por Valdemar Santos e Selma Alves que contou a história das origens de Amarante. O grupo teatral está sendo implantado com incentivos do PDE, Plano de Desenvolvimento da Educação, e anualmente, a nível projeto escolar, estará sendo renovado com novos alunos e novas peças.
A organização do evento foi dos professores, Alunos, funcionários e diretores do Polivalente. A direção teatral da peça é de Valdemar Santos e Selma Alves sob a Coordenação Geral de Maria Edvânia, André Vieira e Selma Alves.
CONFIRA OS DEPOIMENTOS:
[VALDEMAR SANTOS ? Diretor da Peça] - Quando a gente conhece a nossa história, adquire fundamentos para melhor valorizar e apreciar o teatro que é uma ferramenta que requer muita dedicação e concentração. Com essa peça, um dos nossos principais focos é fazer com que a cidade se volte para si usando essa ferramenta imprescindível que é o teatro. Cabe a nós mesmos reconhecer que cultura é caso de vida ou morte porque ela faz com que a sociedade tenha uma outra visão sobre a vida. Amarante se perdeu um pouco culturalmente falando, mas iniciativas como essa são de grande valia para que a cultura ganhe credibilidade na sociedade e o teatro tenha o seu espaço garantido.
[MARIA OLIVEIRA VELOSO ? Diretora do Polivalente] ? Fizemos uma seleção criteriosa dos alunos para montar a peça e o resultado correspondeu com a nossa expectativa. Nossa dificuldade maior foi lidar com a escassez de finanças para este trabalho, apesar do suporte financeiro do PDE, Programa de Desenvolvimento da Escola, o que não foi motivo para desistirmos desse trabalho. Estou grata a todos os que colaboraram na organização e nos preparativos em geral, mas em especial ao Valdemar e à Selma que montaram a peça.
[DELMAIR GUEDES ? Professora]
O teatro se faz especial pelo que é e pela força que possui em transformar a cultura. Amarante é uma cidade carente culturalmente falando e esse resgate da peça foi muito bom e resultou numa apresentação muito bonita o que me deixou maravilhada. Atitudes como esta plantam no íntimo de cada um a semente do teatro que futuramente enaltecerá a cultura do povo amarantino.
[SELMA ALVES ? Diretora da Peça] ? Estou feliz sem medida. Foi um trabalho árduo que necessitou do apoio de todos. Posso dizer que era um sonho não só meu, mas de todos os que compuseram o teatro Amarantus reviver a ?Amarante nossa de cada dia? dos anos 90 que assumiu nova roupagem. É preciso, portanto, pensar no projeto pedagógico que incentiva o trabalho em coletividade e possibilita a criação de novas técnicas. Gostaria de agradecer plenamente à Josélia soares, Valdemar Santos, os Diretores da Escola, e às ex-integrantes do teatro ?Amarantus.?
[ANDRÉ VIEIRA ? Diretor Adjunto do Polivalente] ? Era a oportunidade que Amarante precisava. E nós como colaboradores deste trabalho vemos o quanto é gratificante vivificar a cultura de Amarante resgatando a história do teatro que nossa cidade já teve. Nosso lugar é reconhecido exatamente pela cultura que tem e a culminância desse projeto foi muito útil para o surgimento de novos talentos da nossa terra, com isso, quem sabe, estaremos dando um grande passo para resgatar os valores da nossa rica cultura.
CONFIRA MAIS FOTOS:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.