UESPI: o lúdico como estratégia de ensino

UESPI: o lúdico como estratégia de ensino

Uespi | Foto: Denison Duarte

[UESPI] - O lúdico como estratégia de ensino em sala de aula. Brincar e educar. É brincando que resgatamos os valores morais, éticos e culturais das nossas crianças.

Este foi o tema de mais um dos relevantes trabalhos da UESPI em Amarante. Os alunos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Bloco VI, comprovam que a forma lúdica e criativa de ensinar é a estratégia mais importante na sala de aula. Sob a coordenação da professora da disciplina, Edilene Vilarinho, o projeto mostra que o poder da criatividade a partir do reaproveitamento de material faz a diferença e permite trabalhar o lúdico em qualquer disciplina. ?É triste ver um professor dizer que não trabalha o lúdico em sala de aula por falta de material sob o argumento de que a escola não oferece condições para tal fim. Nem sempre é necessário comprar, basta confeccionar?, esclarece a educadora.

A apresentação do projeto aconteceu, hoje, 23, no Ginásio Poliesportivo Municipal das 08h às 10h30min e teve como público alvo educadores municipais e estaduais. Quem participou mostrou-se apto a inovar na forma de ensinar e pronto a aprender na própria metodologia de ensino.

Estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo a Coordenadora do núcleo da UESPI de Amarante, Isabel Carvalho, e as professoras da UESPI, Sônia Maria e Afonsina.

CONFIRA AS OPINIÕES DAS ALUNAS TATIANA DE SOUSA, EULENE SILVA, JOSEANE RIBEIRO, VANESSA NUNES EM RELAÇÃO AO PROJETO

Um projeto como esse é importante no desenvolvimento do imaginário da criança e das habilidades interdisciplinares. O lúdico tira as crianças da mesmice e das dificuldades do aprendizado. Hoje é mais visível a necessidade do professor aplicar essas metodologias em sala de aula; projetos como esse desenvolvem na criança a criatividade e a fertilidade da imaginação com base nos conteúdos aplicados. O dinamismo é fundamental, é preciso aprender brincando.

MENSAGEM DA PROFESSORA AOS EDUCADORES INTERNAUTAS

Educadores saiam da cadeira! Se movimentem! Ousem! Usem o lúdico em qualquer atividade.

OPINIÃO DO ALUNO FRANCISCO NETO (CHICO NETO) EM RELAÇÃO AO PROJETO

Um projeto como esse provoca pessoas que militam na área da educação e esse foi o nosso propósito junto às redes de ensino. Tudo se dá com brincadeiras simples que fizeram e fazem parte de nossa vida. Agora, é necessário focar a importância do lúdico na arte de ensinar para aplicar essa prática no dia-a-dia da vida escolar.

CONFIRA AS FOTOS:



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES